quarta-feira, 1 de julho de 2009

Dicas para ajudar a natureza!

Muitos de vocês ja sabem que podemos ajudar a natureza não só colocando lixo no lixo,plantar mudas etc,vou mostrar a vocês que podemos fazer mais para economizar a água e para nos ajudar.
Vejam as dicas e tentem fazer:
  1. No banho apenas se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.
  2. Na hora de escovar os dentes escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.
  3. Na descarga verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário. Se houver defeito, ele pode causar um gasto muito maior.
  4. Na torneira não use muito tempo pois quando ela está aberta, o seu gasto é de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.
  5. Problemas de vazamento são os mais comuns em casas/prédios com encanamentos antigos que mesmo não mostrando o vazamento, muitas vezes possui vazamentos no trajeto até a torneira.
  6. Na caixa de água não deixe transbordar e mantenha fechada (problema de Dengue também).
  7. Na hora de lavar louça ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio
  8. Regar plantas e jardins no inverno, pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.
  9. Ao lavar o carro só lave uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.
  10. Na limpeza de áreas externas use vassoura. Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar

Até mais amigos ecologicos !!!

7 comentários:

  1. Giulia ,adorei as dicas para economizar água ,também gostei das postagens sobre animais ,não conhecia detalhes da vida deles.
    Outro item interessante foi sobre os meteoros .Parabéns ,continue assim ,se interessando por cultura .
    Voce é muito legal!!!!!!
    ASS:
    Maria Clara.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional!!! Adorei... tem muita informação útil e necessária. Está óbvio que passou a hora de termos iniciativa de preservar o meio ambiente e converter nossas comodidades fúteis de maneira sustentável.
    Tenho orgulho de ser sua mãe. Continue e aprimore suas iniciativas de fazer diferença neste planeta. Te amo.
    Ass. Lilian C Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. priminha, adorei suas dicas e continua bem inteligente pro seu blog continuar pra sempre.

    ass:tiago ribeiro

    ResponderExcluir
  4. As primeiras definições de sustentabilidade, esse novo conceito surgiu em virtude da busca existente em solucionar os problemas ocasionados pela exploração descontrolada dos recursos naturais, ao longo da história da humanidade; tornando-se cada vez mais evidente nas últimas duas décadas, a gravidade das consequências das explorações predatórias da natureza.

    ResponderExcluir
  5. A sustentabilidade humana

    Ivone Boechat

    O homem busca, em desespero, mas antes tarde do que nunca, a preservação do que sobrou neste Planeta. Não é impossível, até porque atitudes simples têm o poder de mudar o rumo de coisas importantes. Mas eis o impasse: por que não se começa a educar para o equilíbrio da ecologia humana? Quanto custa o esforço por um abraço, um sorriso, pela manifestação de afeto, pela demonstração do perdão?
    A Escola gasta quase todo o tempo destinado a ela resolvendo equações de primeiro e segundo graus e a criança vive refém de deveres de casa. Professores desesperados ensinam anos e anos a encontrar o valor de X e o jovem sai, na maioria das vezes, sem encontrar o valor dele mesmo. Dirão muitos que a concorrência exige tudo isso na preparação para a corrida desenfreada ao mercado de trabalho: passar nos concursos, nos vestibulares e arranjar emprego, porque geralmente só passa quem sabe mais equação e rebincoca da parafuseta.
    A educação tem os recursos pedagógicos para orientar a humanidade, ajudando a transformar conceitos. É possível mudar comportamentos. Quem falhou? Ao invés de ensinar só teorias, conteúdos, doutrinas, por que não se ensinam valores? Fé, amor, paz, união, misericórdia, fraternidade, solidariedade, preservação? Ensinar ao homem a ser bom é também um grande desafio à educação. Todas as guerras do Planeta têm origem nas doutrinas.
    Quando o homem reflorestar as ideias, podar os galhos secos da ira, regar suas raízes no manancial da fé, vai colher os frutos de um mundo oxigenado de amor. O homem equilibrado vai equilibrar o Planeta!

    (extraído do meu livro Educação-a força mágica)

    ResponderExcluir
  6. Oração da natureza

    Ivone Boechat

    Senhor, no silêncio da alvorada,
    venho pedir-te um favor:
    que os homens,
    respeitem meu ninho,
    minha eterna morada,
    dá-lhes um pouco mais de amor,
    só um pouquinho,
    Senhor,
    quase nada.

    Amanhecer 4ª.edição 2014 RJ

    ResponderExcluir
  7. Ecologia humana

    Ivone Boechat (autora)

    Reflorestar idéias,
    reciclar comportamentos,
    irrigar emoções,
    adubar o terreno
    dos perdões...
    podar os galhos ressecados
    de qualquer temor,
    aplainar o olhar social
    dos vencidos,
    buscar os excluídos,
    onde for,
    iluminar , oxigenar, cuidar,
    plantar sementes
    selecionadas de amor.

    ResponderExcluir